(67) 3241-2050

⏱Segunda à Sexta
7h às 11h e das 13h às 17h.

Brasão Oficial

O Brasão de Armas do Município de Aral Moreira foi idealizado pelo heraldista e vexilólogo, Dr. Lauro Ribeiro Escobar, descrito na Lei 011/1983 como: Escudo ibérico, de blau, com um grifo rompante de ouro, entre duas estrelas do segundo e chefe de ouro, carregado de duas trombetas do campo, passadas em aspa. O escudo é encimado de coroa mural de prata, de oito torres, suas portas abertas de sable e tem como suportes, à dextra e à sinistra, ramos de soja carregado ao pé de feixes de arroz, ambos folhados e produzindo, ao natural Listel de blau, como o topônimo “Aral Moreira” entre ouro.

O Brasão de Armas ora instituído, tem a seguinte interpretação:

1. O escudo ibérico era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores da nossa Pátria.

2. A cor blau (azul) do campo do escudo, tem o significado heráldico de justiça, formosura, doçura, nobreza, firmeza incorruptível, glória virtude, constância, dignidade, zelo e lealdade, aludindo às belezas naturais da região, que contribuíram decisivamente para a fixação do homem à terra e bem assim aos predicados de administradores e munícipes: firmeza na condução dos destinos do Município, retidão de caráter que leva a coletividade, pelo trabalho diurno e profícuo e unidade lealmente a obter o bem comum.

3. O grifo, é figura fantástica, que representa a força, custódia, vigilância, perfeição, sabedoria e diligência. É o símbolos municipal por excelência, pois representa a forças das bases da nacionalidade, a vigilância dos administradores pelo bem público, a sabedoria dos que escolheram o local para ali viver e prosperar; é o símbolo do guardião de tesouros, dos valores materiais proporcionados pela natureza pródiga e dos valores morais de seu nobre povo. Sendo de ouro, é o grifo, também, evocativo da figura histórica dos pioneiros desbravadores responsáveis pelos primeiros movimentos de povoamento da região, a família Ferreira da Cunha.

4. As estrelas são símbolos de luz nas trevas da noite, guia seguro, aspiração a coisas superiores e a ações sublimes, luminoso futuro auspiciado à própria descendência e celebridade, assinalando o sonho daqueles que anteviram as notáveis possibilidades da região: Gabriel Abrão, adquirente de terras e loteador, Balduino Maffissoni, espírito dinâmico e progressista, que, juntamente com Silvino Bortolini, Ângelo Brizot e sua esposa, D. Amália Brizot, em histórica reunião realizada em 10 de maio de 1974, decidiram funda um povoado que constituísse a base comercial de apoio aos agricultores da região e que hoje é a cidade sede do Município de São Gabriel do D’Oeste.

5. O chefe, ocupa a parte superior do escudo e é a primeira das peças honrosas de primeira ordem e o metal ouro é designativo de riqueza, esplendor, glória, nobreza, poder, força, fé, prosperidade, a indicar que o primordial escopo dos munícipes, vem a ser a constante busca de um futuro mais próspero, ditada pela força de vontade e inspirada na irrestrita fé depositada na suprema bondade do Criador.

6. As trombetas, são símbolos de força, tenacidade nos propósitos e dignidade. Constituem, ademais, atributo do arauto Celestial, o Arcanjo Gabriel, Padroeiro do Município e consta do Brasão de Armas do Município de São Gabriel do D’Oeste com sentido parlante, a falar o topônimo que o Município ostenta.

7. A coroa mural é o símbolo da emancipação política, e, de prata, com oito torres, das quais apenas cinco estão aparentes constitui a reservada às cidades. As portas abertas de sable (preto), proclamam o caráter hospitaleiro do povo de São Gabriel D’Oeste.

8. Os ramos de soja e os feixes de arroz, produzindo evidenciam a fertilidade das terras generosas de São Gabriel D’Oeste, de que são importantes produtos e indicam as lides do campo como o fato básico da economia municipal.

9. No listel, o topônimo “SÃO GABRIEL D’OESTE” identifica o Município na bandeira.

* A Lei nº 422/2000, de 11 de abril de 2000, altera a expressão “São Gabriel D’Oeste” por “São Gabriel do Oeste”.

* A Lei 834/2011, de 14 de dezembro de 2011, institui como cores oficiais do Município de São Gabriel do Oeste o Azul Royal, Amarelo Ouro, Verde Bandeira e o Branco.